Agendamento RG

Faça seu Agendamento para RG São Paulo 1° ou 2° via

 

    Atenção!

FAÇA SEU AGENDAMENTO PARA RG SÃO PAULO 1 OU 2 VIA AQUI

Agende aqui fazpramim.net.br

A Polícia Civil de São Paulo lançou o novo RG DIGITAL SP, ele é a versão digital da nova cédula de identidade ou o antigo (RG – Registro Geral).

O serviço agiliza os processos de identificação e permite solicitar segunda via do documento sem sair de casa

Por meio de aplicativo específico, o “RG DIGITAL“, a identidade virtual pode ser baixada e armazenada em aparelho celular, de forma gratuita. O documento digital é Válido em todo o território nacional.

Como o RG Digital é possível carregar a identidade digital no celular e solicitar a 2ª via do documento físico sem sair de casa.

O documento eletrônico não substituirá a necessidade de emissão do RG físico, contudo agilizará processos.

No futuro, o número do RG será unificado em todo Brasil, com o novo documento DNI (Documento Nacional de Identidade). O documento de identidade digital também pode ser chamado de DNI.

RG DIGITAL APP – REQUISITOS DO APLICATIVO

Os requisitos mínimos e requisitos de tecnologia necessários para ouso do RG digital online são:

– Ter emitido o RG a partir do dia 14 de fevereiro de 2014
– Possuir numeração do documento vermelha
– Possuir QR Code, ferramenta de escaneamento para celular, no verso do RG
– Estar cadastrado no Sistema Automatizado de Autenticação Biométrica (Abis) da Polícia Civil
– Possuir Android 5.0 e iOs 10, ou ambos em versão superior
– Câmera 5Mpix ou superior
– Conexão de internet ativa

Nessa nova fase, o processo de modernização de identificação do cidadão oferece facilidades, rapidez e conforto para as pessoas.

Poderão ter acesso ao documento eletrônico as pessoas com RG emitido a partir de 04 de fevereiro de 2014, que possuam numeração vermelha, QR Code impresso no verso e estejam cadastrados no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da PC.

A base de dados paulista possui cerca de 35 milhões de prontuários biométricos. Em caso contrário, o interessado deve emitir um novo RG para usar a ferramenta.


PASSO A PASSO – COMO INSTALAR RG DIGITAL 📲

Com o RG novo em mãos, o procedimento de obtenção do RG Digital App é simples.

O RG DIGITAL ONLINE armazenado no celular, emitido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), é aceito em todo o território nacional, conforme Lei Federal 7.116/83 e Decreto Federal 9.7278/18.

O aplicativo RG DIGITAL SP pode ser obtido nas lojas de aplicativos Google Play e Apple App Store.

O aplicativo vai direcionar o cidadão para a “prova de vida”, feita via tecnologia de biometria facial, colhendo a imagem do rosto na tela do aparelho.

Passo 1 – Basta baixar o RG DIGITAL SP, abrir o aplicativo e selecionar a opção “Adicionar RG”, para escanear o CÓDIGO QR do verso do documento em papel, seguindo os passos da tela do celular.

Passo 2  – Insira o número do RG, inclusive o dígito identificador, e toque em “Solicitar”. Na sequência, aceite os termos de uso e a política de privacidade do aplicativo

Passo 3 – Toque em “Iniciar reconhecimento” para realizar a verificação biométrica. Siga as instruções do aplicativo quanto à aproximação e ao distanciamento facial da câmera. É importante escolher um local com iluminação adequada para facilitar o reconhecimento

Passo 4 – Após enviar os dados da face, crie uma senha numérica de quatro dígitos e repita a sequência no campo abaixo. É possível também habilitar o leitor de impressão digital para evitar digitar a senha nos próximos acessos

Passo 5 – Toque em visualizar RG para ter acesso ao documento adicionado no celular. O documento também poderá ser acessado a partir da tela inicial, na opção “Minha carteira”

SEGURANÇA RG DIGITAL APP

Em situações específicas, como troca de aparelho celular ou desinstalação do aplicativo, basta baixar novamente o aplicativo e seguir a rotina para obter novamente o RG DIGITAL.

No entanto, para evitar fraudes, o documento virtual só estará disponível para um aparelho celular, podendo ocasionar bloqueio caso haja tentativa de obtenção em outros aparelhos.

SE EU PERDER O CELULAR, O QUE DEVO FAZER?

Se ele foi roubado ou furtado, apesar de contar com um sistema de segurança baseado em biometria, senhas e criptografia que impede o acesso de estranhos, você deve informar o fato a autoridade policial através da Delegacia Eletrônica ou pessoalmente nos postos de atendimento.

Se ele foi apenas extraviado ou está fora das condições de uso basta que você instale o aplicativo RG DIGITAL em seu novo celular e emita novamente seu RG Digital.

Este procedimento apagará, automaticamente, a credencial de seu antigo celular.

COMO EMITIR 2ª VIA DO RG FÍSIOU VIA RG DIGITAL SP

O aplicativo RG DIGITAL também permite a solicitação de segunda via do RG FÍSICO (PAPEL), para maiores de 16 anos, com identidade emitida a partir de fevereiro de 2014, com o QR CODE impresso no verso.

Basta abrir o aplicativo e selecionar o botão 2ª VIA DO RG, obedecendo à seguinte rotina:

1 – Insira o número do RG e e-mail válido para contato

2  –  Selecione o local para retirar a 2ª via do RG Físico

3 – Comprove sua identidade e prova de vida através do reconhecimento facial no próprio aplicativo

4 – Siga as orientações de pagamento que serão enviadas no e-mail indicado

5 –  Retire seu documento físico presencialmente no ponto escolhido após 10 dias uteis, apresentando a GARE devidamente paga.

Para pagar a taxa de segunda via do RG, o solicitante deve seguir as instruções para geração da DARE de pagamento, enviadas para um e-mail, após a solicitação do documento pelo aplicativo.

Depois disso, deve acessar o link www.pagamentos.fazenda.sp.gov.br e seguir com as instruções.

Se seu RG foi emitido a partir de agosto de 2014 é possível solicitar a 2ª via do documento diretamente nos totens de autoatendimento, disponíveis em alguns shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM no lado de dentro das catracas. Consulte aqui todos os locais. Atenção! A solicitação no totem deverá ser feita pela própria pessoa interessada e: Você também pode utilizar a versão digital do seu documento no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, disponível gratuitamente para Android e iOS

Condições para solicitar

a) Evitar usar roupas brancas ou muito claras.

b) Adornos de cabeça não serão permitidos.

c) Óculos escuros:  seu uso é permitido somente para deficientes visuais, que devem apresentar Laudo Médico original ou cópia simples.

d) Véu, boina, touca, lenço na cabeça ou turbante: seu uso é permitido somente por motivo de tratamento médico ou de religião. Neste caso, é necessário apresentar Comprovante da Entidade Religiosa original ou cópia simples.

e) Farda militar: seu uso é permitido desde que as insígnias militares não apareçam na foto.

Observação: Atenção! No Posto Móvel, não é necessário agendar. O atendimento é organizado por meio de senhas, que podem se esgotar.

Agendamento RG

Faça seu Agendamento para RG São Paulo 1° ou 2° via

 

Pode ser substituído por: Boletim de Ocorrência se a CTPS foi furtada ou roubada.

Observações:

Não é obrigatório, mas a falta de outros documentos implicará ao Instituto a confirmação de dados cadastrais da certidão junto ao cartório e eventual aumento de prazo para emissão do RG.

a) Se possuir;
b) A cópia fica retida.

 

Pode ser substituído por: Cartão do PIS ou PASEP.

Observações:

Documento opcional, solicitado somente caso o cidadão deseje o número do PIS no RG.

Pode ser substituído por: Comprovante da última eleição ou Boletim de Ocorrência se o Título Eleitoral tiver sido roubado ou perdido.

Observações:

Não é obrigatório, mas a falta de outros documentos implicará ao Instituto a confirmação de dados cadastrais da certidão junto ao cartório e eventual aumento de prazo para emissão do RG.

a) Se possuir;
b) A cópia fica retida.

Casos de Isenção

1) Cidadãos que se declararem pobres nos termos da lei 7115/83.

2) Homens acima de 65 anos. Mulheres acima de 60 anos.

4) Desempregados há mais de 3 meses: apresentar Carteira de Trabalho e Previdência Social com registros atualizados.

5) Erro na digitação do RG, constatado no prazo de 90 dias.

6) Vítimas de catástrofe natural, no prazo de prazo de 60 dias contados a partir do levantamento do estado de emergência ou calamidade.

Valor da 2 via RG

Valor de R$ 38,55 paga diretamente no posto do poupa tempo em dinheiro ou cartão de debito

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O RG DIGITAL é Gratuito?
Sim. Ao trocar de aparelho celular posso baixar novamente o RG DIGITAL?
Sim. Trocando o aparelho, basta baixar o aplicativo e repetir a rotina. O RG DIGITAL substitui o RG físico?
Sim. O RG DIGITAL é um documento oficial emitido pelo IIRGD e deve ser aceito em substituição ao RG físico, desde que sua validade esteja atualizada pelo sistema. O RG DIGITAL é válido fora do Estado de São Paulo?
Sim. O seu RG DIGITAL é um documento de identidade válido em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 7.116, de 29 de agosto de 1983 e Decreto Federal n 9.278 de 05 de fevereiro de 2018, bem como da Portaria Dipol-109, de 10-08-2020. Como deve proceder o cidadão com o RG antigo, isto é, sem o CÓDIGO QR?
O cidadão deve atualizar o documento, comparecendo em um dos Postos de Identificação da Polícia Civil ou aos postos de atendimento espalhados pelo Estado Ao ser solicitada identificação em abordagem policial, o RG DIGITAL será aceito?
Sim. No modelo digital, a segurança do documento é atestada por um certificado de atributo no padrão da ICP-Brasil. O RG DIGITAL do cidadão possui as mesmas informações expressas na Cédula de Identidade em papel, com exceção de informações específicas da impressão física. Portanto, será aceito. Se o aplicativo RG DIGITAL SP for desinstalado, vou perder o meu RG Digital?
Sim, ao desinstalar o aplicativo você também remove o documento que está nele. Porém, o RG DIGITAL pode ser instalado novamente após instalação do aplicativo. Como eu recupero meu RG Digital caso eu tenha desinstalado o aplicativo do meu celular?
Instale novamente o aplicativo, escaneie o CÓDIGO QR do seu documento físico ou clique no botão “Adicionar pelo número do RG” e execute a validação Biométrica Facial. Posso ser bloqueado se repetir o processo de recuperação do RG Digital em vários aparelhos?
Sim. O sistema pode identificar padrões de uso fora do normal para evitar fraudes. Apesar disso, a troca de telefone celular está prevista dentro da normalidade. Posso gerar os documentos digitais dos meus filhos no meu aparelho celular?
Sim. Além do seu próprio RG DIGITAL, os pais ou responsáveis poderão carregar eletronicamente os RG DIGITAIS dos filhos. Observe se a foto no RG do seu filho(a) está muito diferente do rosto atual, pois isso pode impactar no processo de reconhecimento facial. Se eu viajar para o exterior com a cédula de identidade física, e perder o documento na viagem, poderei utilizar o RG DIGITAL?
Sim. Uma vez extraviado, furtado ou roubado o documento físico, o RG DIGITAL perdurará por 90 dias, prazo suficiente para o retorno ao País e retirada de 2a via do documento.

Agendamento RG

Faça seu Agendamento para RG São Paulo 1° ou 2° via

Clique Aqui